(Panorama Espacial) A China Great Wall Industry Corporation (CGWIC) e a agência espacial da Bolívia assinaram ontem o contrato para a construção do satélite geoestacionário de comunicações Tupac Katari, agora denominado TKSat-1, após um longo período de negociações.
O TKSat-1 será baseado na plataforma DHF-4, contará com 30 transpônderes e terá vida útil estimada de 15 anos. Será lançado por um foguete Longa Marcha 3B/E, a partir do centro espacial de Xichang, na China. A previsão é que o satélite seja entregue em órbita no prazo de até 33 meses.
Este é o sexto contrato para o fornecimento de satélite de comunicações assinado pela CGWIC com clientes internacionais. Segundo a nota divulgada pela empresa chinesa, o "projeto abre uma nova página na cooperação sino-boliviana em cooperação aeroespacial de alta tecnologia". O projeto, cujo valor deve atingir cerca de 400 milhões de dólares (segmentos orbital, terrestre, treinamento, lançamento e seguro) será financiado pelo China Development Bank, equivalente chinês do BNDES brasileiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário