sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Hylas-1 pronto para seguir até ao porto de lançamento

Avançado satélite irá disponibilizar banda larga a centenas de milhares de europeus

Porto espacial europeu da Guiana Francesa (Créditos: ESA - S. Corvaja)

(Ciência Hoje - Portugal) Depois de terem sido feitos testes exaustivos na Índia, o satélite de telecomunicações Hylas-1 foi considerado apto para embarcar rumo ao porto espacial europeu da Guiana Francesa. O voo será em Novembro.

A missão Hylas-1, uma parceria público-privada entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Avanti Communications, no Reino Unido, tem como objectivo responder à elevada solicitação de serviços de banda larga na Europa. O avançado satélite irá disponibilizar banda larga a centenas de milhares de clientes europeus de forma flexível, alternando a largura de banda entre as regiões de acordo com a procura.

A EADS Astrium é o principal contratante da missão, sendo que a plataforma do satélite vem da Antrix Corporation, o braço comercial da Organização para a Pesquisa Espacial Indiana. A montagem e os testes de qualificação foram feitos em Banglore, na Índia. Outras companhias europeias e canadianas, como a TESAT, a ComDev e a Casa Espacio, forneceram equipamento essencial para as comunicações.

A preparação do satélite para o início da sua campanha de lançamento foi avaliada em Banglore, a 18 de Setembro. Responsáveis da Avanti, da ESA, da Astrium e da ISRO/Antrix estudaram os resultados dos testes ao Hylas-1 antes de darem luz verde.

Missão Hylas-1 lançada em Novembro (Créditos: ISRO)



Missão operacional
“Hoje temos um grande sentimento de dever cumprido”, disse Andrea Cotellessa, o director de projecto da ESA. “Completámos o trabalho em menos de quatro anos e meio, desde a assinatura do contrato. Tendo em conta a sofisticação dos instrumentos a bordo do Hylas-1 e os desempenhos verificados até agora, todos os envolvidos no projecto devem sentir-se muito orgulhosos”.

Um avião russo Antonov-124 irá transportar o Hylas, de Banglore para Kourou, no início de Outubro, bem como todo o equipamento de suporte. O lançamento está planeado para Novembro no europeu Ariane 5 ECA, que levará outro satélite de telecomunicações.

O programa Hylas-1 é uma forma rápida e criativa de testar a tecnologia do satélite como parte de uma missão operacional. A este seguir-se-ão, nos próximos dois a três anos, outros dois satélites desenvolvidos em programas de parceria com operadoras: O Alphasat, desenvolvidos com a Inmarsat, com a Astrium como contratante principal, e o HAG-1, desenvolvido com o Hispasat, com a OHB como contratante principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário