terça-feira, 25 de maio de 2010

Última Missão: Após 31 voos, Atlantis se prepara para o pouso final

Imagem do horizonte da Terra e da escuridão do espaço captada nos dias em que o ônibus espacial Atlantis estava atracado na Estação Espacial Internacional durante a missão STS-132. A missão marca o último voo da Atlantis antes de sua retirada de circulação pela agência espacial americana.

(Apolo11) O ônibus espacial Atlantis com seis astronautas norte-americanos a bordo já está no caminho de volta a Terra. A nave se desacoplou da Estação Espacial Internacional, ISS, no domingo dia 23, depois de doze dias no espaço.

Na última sexta-feira, 21 de maio, os astronautas Garrett Reisman e Michael Good terminaram de instalar duas baterias na plataforma orbital durante a terceira atividade extraveicular (EVA) da missão. Quatro baterias já tinham sido trocadas na quarta-feira dia19, durante o segundo passeio espacial.

A tarefa não foi tão fácil já que as antigas baterias estavam ali há dez anos. Eram diversos parafusos para trocar, além das próprias peças que pesam 170 quilos cada uma. As baterias de níquel-hidrogênio são recarregadas com energis solar e vão alimentar a Estação até 2020.

Além da troca das baterias, a missão teve o objetivo principal de conectar o módulo-laboratório russo MRM-1 ao corpo principal da ISS.

Atlantis
Missão cumprida é hora de voltar para casa. Esse é o último voo da Atlantis antes de sua aposentadoria. Desde o primeiro lançamento em outubro de 1985, o transportador americano realizou 31 missões e realizou 4462 órbitas ao redor da Terra.

Foram 282 dias dedicados às atividades espaciais e nesse tempo transportou 185 pessoas. Colocou nada menos que 14 satélites em órbita e percorreu mais de 186 milhões de quilômetros. Velho de guerra, a nave se acoplou por sete vezes na antiga estação espacial russa Mir e dez vezes na atual Estação Espacial.

Frota
Nos próximos meses, a Discovery e a Endeavour realizarão suas últimas viagens e também serão retiradas de circulação e serão aposentadas, finalizando o programa norte-americano de ônibus espaciais.

A ISS está com 98% de seu projeto concluído e os voos levando grandes peças não serão mais necessários. "Esse lugar agora é um palácio", comentou o astronauta Piers Sellers sobre a ISS. "Me diverti muito explorando ele. É realmente magnífico”, disse Piers.

Dependência russa
Apesar desta missão ser oficialmente a última, a Atlantis ainda ficará reservada por mais alguns meses para o caso de algum imprevisto.

Depois que os ônibus espaciais forem tirados de circulação, os astronautas americanos só poderão chegar à Estação Espacial a bordo das naves russas Soyuz. O novo veículo transportador americano Orion ainda está em fase de testes e não deverá entrar em operação antes de 2015.

Retorno
Sob o comando do astronauta Ken Ham, a Atlantis deverá realizar a primeira tentativa de pouso na próxima quarta-feira, 26 de maio, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 9h46 no horário de Brasília.


Vídeo timelapse (acelerado) mostra o momento do desacoplamento da nave e a manobra de inspeção ao redor da Estação Espacial Internacional. Crédito: Nasa/Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário