sexta-feira, 21 de maio de 2010

Foguete japonês lança sonda Akatsuki ao planeta Vênus

Foguete H-2A é lançado em Tanegashima


(AFP / Terra) O foguete japonês H-2A foi lançado nesta sexta-feira, de uma base do arquipélago, transportando uma sonda de exploração do planeta Vênus, informou a Agência Espacial Japonesa (Jaxa). O lançamento, inicialmente previsto para a terça-feira mas adiado por razões meteorológicas, ocorreu às 6h58 local (18h58 Brasília), a partir do centro espacial de Tanegashima (sul).

"O disparo ocorreu como o previsto", destacou a Jaxa. O foguete H-2A transporta a sonda japonesa Venus Climate Orbiter Planet-C, também chamada de Akatsuki (amanhecer). A nova sonda deverá complementar as informações recolhidas pela Venus Express, lançada no final de 2005 pela Agência Espacial Europeia (ESA) e que chegou ao planeta em 2006.

"Akatsuki" deve chegar em dezembro a Vênus, onde a temperatura é de cerca de 460°C. Os cientistas esperam que a observação do clima de Vênus, muitas vezes descrito como "o irmão gêmeo" da Terra por causa de suas dimensões e sua massa, os ajudará a compreender melhor a formação do meio ambiente em nosso planeta.

O foguete japonês também transporta ao espaço pequenos satélites desenvolvidos por universidades, assim como um "cometa espacial", o Ikaros - Interplanetary Kite-craft Accelerated by Radiation of the Sun -, artefato quadrado de 14x14 m propulsado pela pressão das partículas solares sobre suas velas.

A vela deste objeto espacial experimental, cuja textura é mais fina que a de um cabelo, é coberta de células fotoelétricas, permitindo uma propulsão "híbrida que mescla a eletricidade e a pressão", informa a Jaxa. Este foguete é o 17º exemplar do H-2A, ativo desde 2001 e co-desenvolvido pela Jaxa e pelo grupo industrial Mitsubishi Heavy Industries (MHI).

Este lançamento é o décimo primeiro desde que foram retomadas as missões do H-2A, em fevereiro de 2005, após uma longa interrupção devido ao fracasso do exemplar número 6, de novembro de 2003. O lançamento mais recente ocorreu em novembro de 2009, realizado para o posicionamento de um satélite espião.
----
Matérias similares no Estadão e na Folha
----
Vídeo do lançamento:


Nenhum comentário:

Postar um comentário