sexta-feira, 21 de maio de 2010

Astronautas americanos iniciam último passeio espacial na ISS

Astronautas fazem manutenções na Estação Espacial Internacional

(Efe / Terra) Os astronautas Michael Good e Garrett Reisman iniciaram nesta sexta as tarefas de seu terceiro e último passeio espacial, durante a missão final da nave Atlantis à Estação Espacial Internacional (ISS).

Good e Reisman saíram do modulo Quest às 10h27 GMT (7h27, Brasília) quando a ISS e a Atlantis, acopladas, orbitavam a 27 mil km/h a cerca de 350 quilômetros sobre o Brasil.

Seu objetivo principal é a substituição das últimas duas baterias de um setor do eixo central da estação espacial. Eles também devem instalar um conector do tanque de refrigeração e porão no compartimento de carga e um dispositivo para operações de carga que será instalado posteriormente no módulo Zarya.

Caso o cronograma seja cumprido como está previsto, esta será a última tarefa realizada pelos astronautas da Atlantis. Assim que voltar ao Centro Espacial Kennedy na próxima quarta-feira a nave será aposentada após cumprir mais de 25 anos de operações.

As outras duas naves da frota, a Discovery e a Endeavour, também serão aposentadas assim que completarem suas missões na ISS, em setembro e novembro, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário