quinta-feira, 13 de maio de 2010

Atlantis fará última missão rumo à ISS nesta sexta-feira

A plataforma de lançamento de onde sairá a nave espacial Atlantis é preparada, no Cabo Canaveral, Flórida


(AFP / Terra) O Atlantis, com sua tripulação de seis astronautas, decola nesta sexta-feira em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) para uma das últimas missões de ônibus espaciais americanos, que serão retirados de serviço no fim do ano. O voo, de número 32, será o último do Atlantis, que entrou em órbita pela primeira vez em 1985. O lançamento está previsto para as 18h20 GMT (15h20 de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, Flórida.

Após a missão (STS-132), a terceira de um ônibus espacial neste ano, restarão apenas duas programadas antes que as três naves (Discovery e Endeavour, além da Atlantis) cessem suas atividades após três décadas de serviço que permitiram a construção da ISS. "A nave e seu sistema de lançamento estão em perfeito estado e estamos prontos para o lançamento", indicou nesta quarta-feira durante uma coletiva de imprensa Mike Moses, o supervisor da equipe responsável pelo lançamento.

As previsões meteorológicas são 70% favoráveis para o momento do lançamento, acrescentou Todd McNaram, da base da Força Aérea americana em Cabo Canaveral. A contagem regressiva começou oficialmente na terça-feira às 22h00 GMT (19h00 de Brasília). Durante a missão de 12 dias, dos quais durante sete o ônibus espacial permanecerá ligado à ISS, o Atlantis e sua tripulação transportarão mais de 12 toneladas de materiais, baterias para a estação, alimentos e experimentos científicos.

O módulo russo Rassvet MRM-1 é o maior elemento dos transportados pela nave. Este pequeno aparelho pressurizado de cinco toneladas vazio, com seis metros de largura e 2,23 metros de diâmetro, está dedicado, principalmente, ao acoplamento das naves russas Soyuz e Progress. Rassvet será ligado ao módulo russo Zarya da Estação com o braço robotizado da ISS Canadarm2. Transportará importantes peças de troca para a ISS, entre elas um radiador, uma câmara de descompressão e um braço robotizado europeu.

Além do MRM-1, o Atlantis transportará também uma plataforma destinada a cargas não pressurizadas chamada "Integrated Cargo Carrier", de 2,2 metros de largura por 4 de comprimento. Três saídas extraveiculares de 6,3 horas cada por uma equipe de dois astronautas estão previstas durante esta missão para instalar novas baterias e uma antena de banda Ku de substituição na ISS. A ISS, um projeto de 100 bilhões de dólares que começou em 1998 e no qual participam 16 países, é financiado, sobretudo pelos Estados Unidos.

Após a aposentadoria dos ônibus espaciais, os EUA dependerão dos Soyuz russos para levar seus astronautas à Estação, até que uma nova nave americana esteja pronta para substituí-los. Obama decidiu anular o programa Constellation de seu antecessor, que previa um retorno dos americanos à Lua até 2010 antes da conquista de Marte.

Veja detalhes da missão do Atlantis rumo à ISS
A nave espacial americana Atlantis e seus seis astronautas levarão à ISS o pequeno módulo russo de busca MRM-1 (Mini Research Module-1) e a plataforma de carga não pressurizada ICC-VLD.

Esses são os principais dados da missão:

- Nave Espacial: Atlantis, uma das três naves da frota americana junto com Endeavour e Discovery.

- Lançamento: sexta-feira, 14 de maio, às 18h20 GMT (15h20 de Brasília) a partir da plataforma 39-A do Centro Espacial Kennedy, Cabo Canaveral (Flórida). A janela de lançamento é de 10 minutos.

- Duração prevista para a missão: 11 dias, 18 horas e 23 minutos.

- Aterrissagem: quarta-feira, 26 de maio, às 12h44 GMT (09h44 de Brasília) no Centro Espacial Kennedy ou, se o clima não permitir, nos dias seguintes na base de Edwards (Califórnia, oeste do país) ou White Sands (Novo México, sudoeste).

- Altitude de inserção em órbita: 225 km.

- Altitude de encontro com a ISS: 350,84 km.

- Tipo de missão: entrega do módulo russo pressurizado de oito toneladas MRM-1, da plataforma de carga externa ICC-VLD e de outros equipamentos, além de víveres.

- Saídas ao espaço: três, com duração de seis horas e meia cada, previstas para os dias 4, 6 e 8 da missão.

- Tripulação: seis astronautas. O comandante de bordo Ken Ham, 45 anos, o co-piloto Tony Antonelli (idade não informada) e quatro especialistas de missão: Garrett Reisman, 42 anos, Michael Good, 47 anos, Steve Bowen, 46 anos, e Piers Sellers, 55 anos.
----
Matéria similar no Estadão e iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário