quinta-feira, 22 de abril de 2010

Estação Espacial Internacional elevará órbita em 5,2 km

(Efe / Terra) A altura da órbita da Estação Espacial Internacional (ISS) será elevada no próximo sábado em 5,2 km, informou nesta quinta-feira o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

A manobra, que durará 20 minutos e 46 segundos, será realizada com ajuda dos oito propulsores do cargueiro Progress M-04M. A correção da órbita, que começará às 0h30 hora de Moscou (17h30 de sexta-feira, horário de Brasília), tem como objetivo garantir as condições para o acoplamento do cargueiro Progress M-05M, cujo lançamento está previsto para o próximo dia 28, assim como da nave Atlantis, que decolará em 14 de maio.

Habitualmente a altura de órbita média da ISS, tripulada atualmente pelos russos Oleg Kotov, Aleksandr Skvortsov e Mikhail Kornienko, os americanos Timothy Creamer e Tracy Caldwell Dyson e o japonês Soichi Noguchi, oscila entre os 360 e 330 quilômetros de altitude.

A plataforma perde entre 100 e 150 metros de altura a cada dia devido à gravitação terrestre, a atividade solar e outros fatores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário