terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Eliminar barreira para a investigação comercial na Estação Espacial Internacional


(Astropolítica) A edição da Space News de 9 de Dezembro 2013, publicou um editorial que interessante sobre a eliminação de barreiras para que ocorra investigação comercial na Estação Espacial Internacional.

A Estação Espacial Internacional (ISS) foi alternativamente apresentada como uma camara de teste para futuras missões de astronautas para destinos no espaço profundo e ainda como um laboratório de pesquisa de microgravidade. Mas como as missões tripuladas a Marte - ou até mesmo um regresso de astronautas à Lua - está neste momento além de qualquer horizonte orçamental e planeamento realista, a ênfase deve ser na segunda opção: um laboratório de pesquisa. Isso significa, entre outras coisas, que o governo dos EUA, como o principal investidor na estação, deverá fazer tudo o que for possível para incentivar a pesquisa do sector privado a bordo da Estação Espacial.

Infelizmente, não existe actualmente um desincentivo comercial na forma como resolver a incerteza sobre os direitos de propriedade intelectual sobre os dados e descobertas que resultem de pesquisa a bordo da Estação. Dado o tempo necessário para desenvolver e realizarexperiências a bordo da Estação, e o facto de que os parceiros internacionais não se comprometeram a operar a plataforma além de 2020, este problema - não importando se é mais percepção do que realidade - deverá ser resolvido o mais cedo possível. Se há factor que mais desencoraja o investimento do sector privado, em qualquer atividade, é a incerteza.

Podem ler o editorial completo, aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário