sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Seminário Sobre Efeitos da Radiação Espacial em Componentes Eletrônicos e Sistemas de Testes



(INPE/Brazilian Space) No dia 18 de dezembro, o seminário “Efeitos da Radiação Espacial e Componentes Eletrônicos e Sistemas de Testes” será apresentado por Alessandro Paccagnella, professor titular de Eletrônica e diretor do Departamento de Engenharia da Computação da Universidade de Pádua, Itália. O evento é gratuito e acontece no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), das 14h às 17h.

Para participar, é necessário realizar prévia inscrição através do email amarildojp@std.inpe.br.

Promovido pelo núcleo de estudos dos efeitos da radiação da Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE) do INPE, o seminário irá abordar os seguintes temas: Efeitos da Radiação em Componentes Eletrônicos; Qualificação da linha de teste no Acelerador de Partículas de Legnaro (INFN) pela Agência Espacial Europeia; e trabalhos desenvolvidos na Universidade de Pádua. A palestra será em inglês.

A radiação ionizante afeta diretamente os componentes eletrônicos e materiais, tanto no espaço como em sistemas terrestres. O estudo dos efeitos da radiação, aplicado em componentes eletrônicos, é necessário para a realização de projetos de satélites e também aceleradores de partículas e sistemas susceptíveis à radiação, com uma confiabilidade aumentada e robusta, pois indica o nível de mitigação necessário a cada projeto.

Alessandro Paccagnella possui mais de 10 anos de experiência na realização de testes e estudos para a Agência Espacial Europeia e empresas fabricantes de circuitos eletrônicos. É autor de mais de 300 trabalhos científicos - cerca de 200 deles publicados em revistas internacionais. No passado, a investigação foi dirigida ao estudo de diferentes aspectos da física, a tecnologia e confiabilidade dos dispositivos semicondutores. No momento, o palestrante coordena a atividade de um grupo de pesquisa voltado para o estudo dos dielétricos ultra-finos de “gates” em dispositivos MOS e os efeitos de dose total ionizante e evento único induzidos por radiação ionizante em circuitos integrados. O grupo denominado RREACT é parte da Universidade de Pádua e presta serviços também a empresas, a ESA e para a Agência Espacial Italiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário