segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Cápsula Orion pousa no Oceano Pacífico após missão bem sucedida

Nasa descreveu o voo de testes desta sexta-feira (5) como 'perfeito'. Lançada em Cabo Canaveral, nave pousou na costa da Baixa Califórnia.


(France Presse/G1) A cápsula não tripulada Orion, da Nasa, pousou no Oceano Pacífico, na costa da Baixa Califórnia, depois de realizar seu primeiro voo de testes, anunciou a agência espacial americana.

"Lá está sua espaçonave, América", disse Rob Navias, comentarista da Nasa, enquanto imagens aéreas mostravam, ao vivo, a cápsula pairando no ar com três para-quedas, enquanto se aproximava da água.

A Orion, que tinha sido lançada mais cedo da base da força aérea americana de Cabo Canaveral, na Flórida, pousou a 1.000 km da costa mexicana da Baixa Califórnia, freada por três imensos paraquedas. Trata-se da primeira nave americana, depois da Apolo, capaz de transportar astronautas fora da órbita terrestre e um dia com destino a Marte.

Navias descreveu o voo de testes como "perfeito" e como "uma etapa significativa para o programa espacial" americano.

Os controladores de voo disseram que o veículo se encontra em condição estável e será retirado logo da água por uma equipe formada por membros da Nasa, da Marinha americana e da da Lockheed Martin.
----
Matérias similares na ExameUOLPúblico - PortugalR7VejaO GloboGalileu e Voz da Rússia
----
E mais:
Entenda a missão Orion nesta sequência de fotos (R7)
.
Cápsula é levada para base naval (UOL)
.
Cápsula Órion voltou para casa (imagem UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário