segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Cantora Sarah Brightman viajará ao espaço em setembro de 2015


(EFE/UOL) A cantora britânica Sarah Brightman viajará para Estação Espacial Internacional (ISS) em setembro de 2015, anunciou nesta segunda-feira Oleg Ostapenko, chefe da agência espacial russa, Roscosmos.

"No começo do próximo ano, Brightman começará a instrução de voo", disse Ostapenko em entrevista coletiva.

A princípio, os treinamentos terão seis meses de duração e os participantes serão obrigados a viver de maneira permanente no Centro de Treino de Cosmonautas Yuri Gagarin, situado nos arredores de Moscou, por isso que Sarah terá que fazer uma pausa em sua carreira musical.

Sarah viajará a bordo de uma nave Soyuz russa a partir da base cazaque de Baikonur acompanhada de dois cosmonautas -o russo Sergei Volkov e o dinamarquês Andreas Mogensen- e permanecerá na plataforma orbital durante dez dias.

Se superar o período de instrução, a britânica se transformará na oitava turista espacial da história e a primeira desde que em setembro de 2009 voou à ISS o canadense Guy Laliberté, fundador do "Cirque du Soleil" (O Cirque du Soleil).

Se Sarah voar, ela já terá 55 anos, por isso se transformará em uma das pessoas de mais velhas a viajar para o espaço.

A princípio, Roscosmos, analistas e antigos cosmonautas russos duvidaram que Sarah tivesse intenção de voar e sugeriram que, na realidade, se tratava de uma campanha midiática para vender discos.

"Não é a primeira vez que ocorre algo assim. Há muitos anos surgiu a possibilidade de enviar um cantor ao espaço que superou as prévias médicas e com o qual já se planejava assinar um contrato", assegurou no ano passado Sergei Krikaliov, chefe do Centro de Treinamentos de Cosmonautas.

No entanto, a própria artista confirmou que Roscosmos tinha informado que ela havia superado com sucesso os testes médicos e físicos.

A Rússia decidiu suspender as visitas turísticas à ISS por conta da falta de espaço, já que agora a tripulação da plataforma duplicou até seis tripulantes.

A ISS abriu suas portas a sete turistas espaciais: o americanos Denis Tito (2001) foi o primeiro a viajar à plataforma, enquanto a americana de origem iraniana Anousha Ansari foi a primeira mulher turista em visitar a estação (2006).

A Rússia recorreu ao turismo espacial no começo da década passada, devido à grave crise de financiamento que afetou seu programa espacial após a desintegração da União Soviética, a primeira potência a enviar um homem ao espaço em 1961.

A princípio, a decisão russa de enviar turistas ao espaço foi muito mal recebida pela Nasa, que considerava que a presença de neófitos na plataforma distrairia os inquilinos permanentes da ISS.
----
Matérias similares no R7 e Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário