sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Piloto se soltou sozinho antes da queda da SpaceShipTwo


(AFP/Yahoo) O piloto sobrevivente da nave Virgin Galactic, que caiu no mês passado, soltou-se sozinho e foi lançado antes da desintegração da nave, explicaram especialistas nesta quarta-feira.

Peter Siebold assegurou não saber que seu co-piloto tinha desbloqueado prematuramente um sistema importante da nave, que acabou destruída no deserto de Mojave, na Califórnia, em 31 de outubro.

O co-piloto, Michael Alsbury, faleceu no acidente depois de acionar por engano um sistema projetado para reduzir a velocidade da nave no momento da entrada da atmosfera terrestre.

A SpaceShipTwo se destruiu poucos segundos depois de ser lançada por sua nave-mãe, a WhiteKnightTwo, que chegou a uma altitude de 45.000 pés (13.700 metros).

"Segundo o piloto, ele não sabia que o sistema tinha sido desbloqueado antes do tempo por seu co-piloto", segundo a última atualização da investigação da Junta Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês).

A NTSB - que entrevistou o piloto acidentado na sexta-feira passada - acrescentou que "sua descrição do comportamento do veículo coincide com outra informação das fontes de investigação".

"(Ele) contou que foi extraído do veículo como resultado do rompimento da sequência e se soltou de seu assento em algum momento antes de o paraquedas abrir automaticamente", acrescentou.

O avião se separou da nave-mãe WhiteKnightTwo às 10:07:19, mas às 10:07:31 foi desbloqueado um comando, em um momento em que o SpaceShipTwo "não tinha a velocidade necessária" para esta manobra.

O acidente representou um duro revés para o sonho do dono da Virgin, Richard Branson, de levar turistas ao espaço, e poderia atrasar sensivelmente seu programa.

Este foi o segundo acidente a afetar o setor privado da indústria espacial em menos de uma semana, depois de o foguete Antares, construído para enviar suprimentos à Estação Espacial Internacional, explodir dias antes em seguida ao lançamento, na Virgínia.
----
Matéria similar na Exame
----
E mais:
Dois grandes acidentes espaciais (Fundação Planetário)
.
Depois de dois acidentes, como podemos regular as viagens espaciais comerciais? (Astropolítica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário