terça-feira, 11 de novembro de 2014

O Céu é o Limite

Astronauta, engenheiro, militar na reserva, escritor, palestrante, empresário e embaixador da ONU. Primeiro brasileiro a sair da órbita terrestre. Marcos Pontes é a prova de que a persistência faz chegar longe.



29 de março de 2006. Essa data ficará na história do país e especialmente marcada para o astronauta Marcos César Pontes, 51 anos, o primeiro brasileiro a ganhar o espaço. Ele estava a bordo da nave russa Soyuz TMA-8 e participou da “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo do 14 Bis de Santos Dumont. O pioneirismo, no entanto, foi precedido de muitas dificuldades e decisões difíceis de serem tomadas. Foi preciso persistência.

Marcos Pontes é de família humilde de Bauru, interior de São Paulo. Estudou em escola pública, fez curso técnico de eletricista e com dedicação conseguiu entrar para a Academia da Força Aérea (AFA), onde recebeu bacharelado em tecnologia aeronáutica. Lá dentro, percebeu que poderia subir mais degraus se estudasse mais. Formou-se em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e depois adquiriu mestrado em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School, da Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário