quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Máquina de café será enviada aos astronautas da Estação Espacial

Equipamento especial vai produzir café expresso da marca Lavazza. Máquina será enviada neste domingo com uma astronauta italiana.


(France Presse/G1) Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) poderão agora saborear um ristretto ou um lungo graças a uma máquina de café expresso concebida para superar as restrições impostas pela falta de gravidade no espaço.

A ISSpresso, que pesa 20 kg, será enviada à ISS neste domingo (23), com a astronauta italiana da Agência Espacial Europeia, Samantha Cristoforetti.

Esta máquina com cápsulas "extraterrestres" é fruto de uma colaboração entre a Argotec, uma empresa de engenharia italiana especializada na concepção de sistemas aeronáuticos e na preparação de alimentos consumíveis no espaço, e a Lavazza, uma marca italiana de café (veja o vídeo abaixo).



Cristoforetti, de 37 anos, será a primeira mulher astronauta italiana a viajar ao espaço, e partirá a bordo de uma nave Soyuz lançada de Baikonur, no Cazaquistão, junto com o americano Terry Virts e o russo Anton Chkaplerov.

Eles se reunirão com os três astronautas que já estão na ISS: o americano Barry Wilmore e os russos Alexander Samokutiaiev e Elena Serova.
----
Matérias similares no TerraExameUOLCorreio Braziliense e Folha
----
E mais:
Como os astronautas fazem café expresso no espaço (Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário