sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Brasil e China lançam satélite CBERS-4

(JC) O lançamento do CBERS-4, inicialmente programado para dezembro de 2015, foi antecipado em 1 ano devido à falha ocorrida com o foguete chinês, no final de 2013

Nesta sexta-feira (28), às 10 horas, o diretor Leonel Perondi concede entrevista coletiva sobre o CBERS-4, satélite da parceria Brasil-China que será lançado no próximo dia 7 de dezembro. Ele fala à imprensa na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos.

Estarão presentes técnicos e coordenadores do programa CBERS e haverá comunicação por videoconferência com a equipe que está na China, local de lançamento.

O lançamento do CBERS-4, inicialmente programado para dezembro de 2015, foi antecipado em um ano devido à falha ocorrida com o foguete chinês, no final de 2013, que causou a perda do CBERS-3.

A antecipação significou um desafio a mais para preparar o CBERS-4 em tempo e conformidade com as rígidas especificações técnicas de um projeto espacial desse porte.

Local: INPE – Avenida dos Astronautas, 1.758. Jardim da Granja. São José dos Campos – SP. (mapa de acesso: http://www.inpe.br/imagens/mapa_inpesjc.gif)

Programa CBERS
O CBERS-4 é o quinto satélite do Programa CBERS, exemplo bem-sucedido de cooperação em alta tecnologia e um dos pilares da parceria estratégica entre o Brasil e a China.

Já foram lançados com sucesso o CBERS-1 (1999), CBERS-2 (2003) e CBERS-2B (2007). Uma falha no lançador chinês impediu a colocação em órbita do CBERS-3, em dezembro de 2013.

Satélites de sensoriamento remoto são uma poderosa ferramenta para monitorar o território de países de extensão continental, como o Brasil e a China. As imagens obtidas a partir dos satélites da série CBERS permitem uma vasta gama de aplicações – desde mapas de queimadas e monitoramento do desflorestamento da Amazônia, da expansão agrícola, até estudos na área de desenvolvimento urbano.

O CBERS também é importante indutor da inovação no parque industrial brasileiro, que se qualifica e moderniza para atender aos desafios do programa espacial. A política industrial adotada pelo INPE permite a qualificação de fornecedores e contratação de serviços, partes, equipamentos e subsistemas junto a empresas nacionais. Assim, além de exemplo de cooperação binacional em alta tecnologia, o CBERS se traduz na criação de empregos especializados e crescimento econômico.

Mais informações: http://www.cbers.inpe.br/hotsite/



----
E mais:
Brasil e China fazem últimos ajustes para lançamento do satélite Cbers-4 (G1)
.
Novo satélite sino-brasileiro será lançado no dia 7 de dezembro (Folha), com matéria similar no Estadão
.
Infográficos e animações mostram como será o lançamento do CBers-4 (MCTI)
.
Satélite CBERS-4 Foi Integrado ao Veiculo Lançador (Brazilian Space)
.
Após o CBERS, Brasil Tem Desafio de Manter Programa Espacial (Brazilian Space)
.
Brasil Faz Contagem Regressiva do CBERS-4 (Brazilian Space)

Nenhum comentário:

Postar um comentário