quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Após investigação, Orbital culpa falha no motor por explosão de foguete

Veículo não tripulado Antares levava carga para a Estação Espacial. Par de motores foi desenvolvido há décadas na Ucrânia.


(France Presse/G1) A Orbital Sciences Corporation informou nesta quarta-feira (5) que uma investigação preliminar sobre a explosão de um foguete não tripulado, no mês passado, demonstrou que uma falha no motor foi a responsável pelo acidente logo após o lançamento, na ilha Wallops, na Virgínia.

O par de motores usados no foguete Antares era do tipo AJ-26s, desenvolvido há décadas na Ucrânia durante a era soviética e remanufaturado pela empresa americana Aerojet Rocketdyne. "Evidências preliminares e análises feitas até agora apontam para uma possível falha relacionada com a turbo-bomba em um dos dois motores principais do primeiro estágio do AJ26, da Aerojet Rocketdyne", destacou a Orbital em um comunicado.

"Como resultado, o uso destes motores no veículo Antares provavelmente será descontinuado", prosseguiu. A empresa prometeu acelerar "uma atualização do sistema principal de propulsão do lançador de classe-média Antares".

Contrato será mantido com a Nasa
A Orbital garantiu que conseguirá manter o contrato com a Nasa e que "toda a carga restante será entregue na Estação Espacial Internacional (ISS) até o final de 2016" sem custos extras e "apenas pequenos ajustes" na programação de lançamento no futuro próximo.

Na noite de 28 de outubro, um foguete não tripulado Antares levando a nave de carga Cygnus com milhares de quilos de suprimentos para os astronautas explodiu segundos após o lançamento.

Depois do acidente, a empresa informou que uma suposta falha no motor do foguete levou um operador do controle a detonar o foguete para evitar ferir as pessoas na região. A explosão custou à Orbital pelo menos US$ 200 milhões em equipamentos e suprimentos perdidos. O acidente foi a primeira falha catastrófica desde que empresas privadas começaram a abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS), em 2010.
----
Matéria similar no O Globo
----
E mais:
Vídeo incrível mostra explosão de foguete da Nasa em detalhes (R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário