segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional


(Ciência 2.0) Em novembro de 2000 um dos grandes sonhos da humanidade tornou-se realidade. Construiu-se a Estação Espacial Internacional e finalmente tínhamos uma base para os seres humanos no espaço.

A Estação Espacial Internacional frequentemente chamada de ISS (sigla em inglês para International Space Station) é uma espécie de nave espacial que flutua no espaço à volta da Terra. É pouco maior que um campo de futebol e mais pesada que 450 carros juntos mas a ISS dá 16 voltas por dia em torno da Terra!

A enorme estação espacial funciona como um “combinado” laboratório - casa. Podem viver até seis pessoas a bordo da ISS durante o espaço de seis meses.

A bordo, a tripulação, desenvolve todo o tipo de experiências científicas que apenas podem ser realizadas no espaço. Vão desde a biologia à astronomia, realizando experiências que nos permitam avaliar os riscos da vida no espaço, de forma a que os astronautas se mantenham sãos e salvos em futuras missões a Marte e mais além!

O astronauta da ESA, Alexander Gerst já passou mais de metade da sua missão chamada “Ponto Azul”, de seis meses na ISS. Esta missão irá desenvolver cerca de 100 experiências científicas concebidas para melhorar a vida na Terra, testando novas tecnologias e preparando futuras explorações do sistema solar e do espaço.

Por exemplo, os astronautas fazem exercício durante cerca de 90 min por dia para se manterem em forma e conservarem os seus músculos e ossos saudáveis, enquanto vivem no espaço. Mas um duche depois do exercício não é uma opção a bordo da ISS. Uma das experiências do “Ponto Azul” é testar dois novos tipos de tecido para vestuário que possam secar o suor, manter frescas as pessoas e terem propriedades de limpeza.

Algumas das experiências são ligeiramente mais difíceis que outras, como as que Alexander está realizando sobre si próprio! Estes testes irão permitir compreender como envelhece o corpo das pessoas em gravidade muito baixa.

Curiosidade: Pode ver a ISS com os seus próprios olhos desde a Terra! Descubra por onde a ISS vai passar usando o ISS Tracker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário