terça-feira, 7 de outubro de 2014

Japão lança ao espaço novo satélite meteorológico Himawari-8

Aparelho vai monitorar e prever desastres naturais. Himawari-8 é capaz de registrar imagens da superfície a cada 10 minutos.


(Efe/G1) O Japão lançou ao espaço com sucesso nesta terça-feira (7) seu novo satélite de observação meteorológica, o Himawari-8, um novo modelo com o qual o país pretende melhorar a precisão das previsões relacionadas a desastres naturais.

O foguete H-2A que transportou o satélite decolou do Centro Espacial de Tanegashima, no sudoeste do Japão, informou a Agência Meteorológica japonesa.

Esse novo satélite de observação é capaz de cobrir a superfície do Japão em intervalos de 150 segundos e trata-se do primeiro dispositivo lançado pelo país asiático desde o Himawari-7, de 2006, que opera atualmente.

O Himawari-8 será capaz de registrar imagens da superfície a cada dez minutos, em comparação com os 30 minutos que demora o antecessor, e medirá a distribuição do pó vulcânico após eruções como a do monte Ontake, que entrou em atividade no sábado.

O satélite também será empregado para detectar as nuvens de rápida formação que podem provocar fortes chuvas, como as que gerou o tufão Phanfone ao longo dos últimos dias e obrigou os trabalhos de resgate no Ontake a serem interrompidos por diversas vezes.

O satélite Himawari-8 começará a operar completamente em meados de julho de 2015. O Japão ainda planeja lançar um satélite de auxílio, o Himawari-9, em 2016.
----
Matérias similares na Exame e UOL
----

Nenhum comentário:

Postar um comentário