terça-feira, 21 de outubro de 2014

Estudantes do Amazonas lançarão foguete de materiais recicláveis

Os alunos participam da VI Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro

(JC) Estudantes do ensino médio do campus Presidente Figueiredo, do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), participam, entre 27 e 30 de outubro, da VI Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro. O grupo é o único representante do estado na competição que é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

O foguete amazonense é feito com materiais recicláveis, como garrafa pet e capa de notebook, além de fita isolante para garantir a vedação do combustível que é composto por uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. A equipe é formada por estudantes de 16 a 18 anos que cursam eletrotécnica e mecânica no IFAM. É a segunda participação do grupo, que em 2013 ficou na quarta colocação, entre 42 instituições participantes.

De acordo com o estudante Cildo Júnior, nesta edição, a equipe se preparou para alcançar uma posição melhor. “Queremos ultrapassar a marca de 196 metros ao ejetar o foguete. Nossa vantagem em relação às outras equipes é a vedação do nosso protótipo. Estamos treinando para trazer uma ótima colocação para o Amazonas”, disse. Além da distância projetada, os jurados também observam acabamento e originalidade, os equipamentos de segurança (EPI), a válvula de escape, o gatilho e a fixação do foguete na base.

O reitor substituto do IFAM, Venâncio Castelo Branco, destacou a importância da participação dos alunos em eventos científicos de nível nacional. “A participação deles em competições fora do estado acaba estimulando outros alunos a participar de pesquisas nesta área. Continuaremos apoiando aqueles que se destacam no campo científico”, frisou o reitor.

Os vencedores ganham troféus e materiais didáticos. A Jornada de Foguetes, que faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, é realizada desde 2009 e reúne cerca de 100 equipes de alunos do ensino médio. A jornada envolve os alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário