sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Satélite espião russo de 2.5 toneladas cairá no fim de semana


(Apolo11) O satélite espião Cosmos 1400 está com as horas contadas e poderá cair na Terra nas primeiras horas deste sábado. O local exato do impacto ainda é incerto, mas a nave deverá cruzar parte do território brasileiro na noite de sexta-feira.

Dados calculados pelo Satview.org mostram que a nave está perdendo altura rapidamente e se encontrava a 197 km de altitude na manhã de sexta-feira.

De acordo com os parâmetros informados no SATVIEW, Cosmos 1400 deverá reentrar às 08h11 UTC de sábado (05h11 pelo horário de Brasília) quando estiver acima do oceano Pacífico Oriental, a caminho do Alasca, EUA. O erro da previsão é estimado em 5 horas, o equivalente a cerca de 2 orbitas antes ou depois do momento informado.

Devido ao grau de incerteza, além dos oceanos, algumas áreas continentais deverão manter atenção especial, principalmente o continente africano, Groenlândia e áreas vizinhas, Nova Zelândia, Alasca e também a costa oeste dos EUA. Essas localidades estão situadas dentro da margem de erro e poderão ser cruzadas pelo Cosmos 1400.

Sobre o Brasil
Caso se confirme a queda do Cosmos 1400 para a madrugada ou início da manhã de sábado, deveremos ter a última passagem do artefato acima do Brasil na noite de sexta-feira, entre 21h30 e 22h00, quando o lixo espacial cruzará o sudeste e nordeste do país vindo do quadrante sul. Assim, a observação do céu neste horário é altamente recomendada.


Satélite Espião
Cosmos 1400 foi lançado em 5 de agosto de 1982 a partir da base russa de Plesetsk e seu objetivo militar era interceptar e analisar as comunicações eletrônicas ocidentais, principalmente dos EUA.

Durante sua missão, manteve-se em orbita circular quase polar a 640 km de altitude e mesmo após encerrar as operações permaneceu nessa orbita por quase 30 anos, mas caindo lentamente em direção à Terra devido ao arrasto na alta atmosfera.


Previsão e Tempestades solares
Nos últimos meses a queda de Cosmos 1400 se acentuou fortemente e em março de 2014 o Apolo11-SATVIEW passaram a alertar sobre a possível reentrada do satélite, apontando a primeira quinzena de setembro como o instante mais provável, previsão que está sendo confirmada pelos modelos diariamente computados.

Nos últimos dois dias, no entanto, duas fortes ejeções de massa coronal foram observadas na face solar voltada para a Terra.

Essa intensa ejeção de partículas deverá atingir o planeta entre sexta-feira e domingo e fatalmente terão efeitos significativos na previsão de reentrada do cosmos 1400, uma vez que esse tipo de evento altera significativamente a densidade da alta atmosfera, aumentando ou diminuindo o arrasto exercido sobre os satélites em orbita.

Bola de Fogo
Devido à grande massa envolvida, de 2.5 toneladas, a maior parte do Cosmos 1400 deverá arder em uma grande bola de fogo durante sua passagem pela atmosfera, mas peças maiores e mais pesadas poderão sobreviver ao calor escaldante e chegar até a superfície.

O Apolo11 e Satview.org manterão vigilância constante sobre a reentrada de Cosmos 1400, seja através do rastreio do satélite ou por meio de boletins especiais.

Para rastrear o Cosmos 1400 e conhecer as datas previstas para reentrada, use o SATVIEW.ORG

Nenhum comentário:

Postar um comentário