quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Impressora 3D será novo "brinquedinho" de astronautas da ISS

Ideia da NASA é usar impressora 3D para repor peças que quebram no espaço


(Exame) A NASA vai enviar uma impressora 3D para os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) no próximo dia 19. A informação foi publicada hoje pela Nature, importante publicação da área de Ciência.

Segundo a Nature, a primeira impressora 3D a ser enviada ao espaço foi fabricada pela empresa Made in Space, da Califórnia. Do tamanho de um forno de micro-ondas, ela é capaz de moldar objetos de plástico com temperaturas que variam entre 225 e 250 graus celsius. Para isso, a máquina pode demorar entre 20 minutos e duas horas.

O objetivo de enviar uma impressora 3D ao espaço é simples. A NASA quer usar o aparelho para fabricar peças e outros objetos na ISS, eliminando assim a necessidade de enviá-los da Terra.

"Se você tem hoje 300 diferentes coisas que podem quebrar na sua espaçonave, você não precisaria necessariamente levar 300 peças de reposição", explicou à Nature Dwayne Day, representante do Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA.

Porém, muitos desafios estão envolvidos no envio da impressoa ao espaço. Em testes, a Made in Space verificou que a ausência de gravidade muda a espessura dos materiais e a forma como a temperatura varia neles.

Esses fenômenos afetariam diretamente a produção de objetos pela impressora 3D e devem ser acompanhados pelos astronautas no espaço. Aprimoramentos com base nessas observações devem ser implantados numa segunda impressora 3D, a ser enviada ao espaço no ano que vem.

"Indepedentede de funcionar fantasticamente ou não, nós vamos aprender coisas que serão usadas no design das máquinas do futuro", afirmou à Nature Michael Snyder, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Made in Space.

Nenhum comentário:

Postar um comentário