terça-feira, 26 de agosto de 2014

Primeiro foguete brasileiro com combustível líquido

(AEB/Inovação Tecnológica) O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, iniciou os preparativos para o lançamento do foguete VS-30 V13, que será o primeiro foguete de sondagem nacional com um estágio alimentado por combustível líquido.

O lançamento está previsto para acontecer no próximo dia 29.

Antes disso, deverá ser lançado um FTI (Foguete de Treinamento Intermediário), que testará todos os equipamentos de monitoramento, preparando a equipe para o evento principal.

A estação móvel de telemetria usada para monitorar os foguetes será operada por engenheiros da Agência Espacial Alemã (DLR).

"O décimo terceiro voo do VS-30 será um marco importante para a indústria aeroespacial nacional, pois, pela primeira vez, será testado no Brasil um foguete com combustível líquido embarcado, fruto de anos de pesquisas no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)," afirmou Avandelino Santana Júnior, coordenador geral da Operação Raposa.

Carga útil
O VS-30 V13 levará a bordo uma carga útil denominada Estágio Propulsivo a Propelente Líquido, com dispositivos embarcados do IAE, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da empresa Orbital Engenharia.

No voo serão realizados experimentos com a transmissão e coleta de dados (pressão, temperatura, rotação, aceleração, vibração) do desempenho do foguete.

"Com o sucesso da operação, novas possibilidades de desenvolvimento de motores foguetes a propelente líquido são abertas para aplicação em outros veículos aeroespaciais fabricados no País," acrescentou Avandelino.
----
Matéria similar no UOL


Um comentário:

  1. A Análise Técnica das falhas que contribuíram para o incêndio ocorrido com o VLS-1 V03 está disponível em URL: http://dallapiazza.wordpress.com

    ResponderExcluir