terça-feira, 22 de julho de 2014

Vídeo revela o que acontece quando você brinca com fogo no espaço

Imagens foram feitas pelo astronauta Reid Wiseman na Estação Espacial Internacional


(R7) Se na Terra o fogo de combustão lenta geralmente pode ser apagado com água, no espaço – onde não existe para cima ou para baixo – o fogo se comporta de maneira estranha, criando esferas de chamas flutuantes. Um vídeo gravado pelo astronauta americano Reid Wiseman revelou o incrível fenômeno.

Wiseman, que está em missão na Estação Espacial Internacional, é famoso por estar sempre ativo em redes sociais postando imagens e vídeos incríveis do espaço. Desta vez, ele postou o vídeo em seu perfil no Vine e disse que a "esfera flutuante" pode levar a melhores motores na Terra.

Segundo o jornal Daily Mail, as chamas registradas por Wiseman foram emitidas pelo Flex-2 (Experimento de Extinção de Chamas). O programa já realizou mais de 200 testes para entender melhor os fundamentos das chamas e como controlá-las em ambientes de microgravidade.

A Estação Espacial Internacional é do tamanho de um campo de futebol americano e se livrar de qualquer tipo de incêndio em seu interior o mais rapidamente possível é uma questão de vida ou morte.

Quando uma chama queima na Terra, gases aquecidos pelo fogo criam um fluxo dinâmico que consome o oxigênio ao redor. As chamas no espaço queimam a uma temperatura mais baixa, a uma taxa menor e com menos oxigênio do que na gravidade normal. Isso significa que os materiais utilizados para extinguir o fogo devem estar presentes em concentrações mais elevadas. O fluxo lento de ar dos ventiladores de mistura do ar em uma nave espacial podem fazer com que as chamas queimem ainda mais rápido.

O experimento
De acordo com o jornal Daily Mail, para ajudar a entender como as chamas queimam no espaço, os pesquisadores do Flex acenderam uma pequena gota de combustível.

A pequena esfera de combustível queima durante 20 segundos e é tragada por uma chama esfericamente simétrica. A gota então encolhe até que a chama se apague ou o combustível se esgote.

O Flex-2 é o segundo experimento do programa e exige que as gotículas sejam suspensas, livre de outros objetos. Isso permite aos astronautas estudar melhor a taxa na qual as misturas de combustível evaporam e queimam.

Segundo o veículo inglês, a Nasa afirma que a compreensão destes processos pode levar à produção de naves espaciais mais seguras e contribuir para o desenvolvimento de melhorias de motores na Terra que utilizam combustíveis líquidos.
----
Matéria com vídeo aqui
----
E mais:
Veja uma bola de fogo se extinguindo no espaço (Hypescience)
.
Bola de fogo da Estação Espacial Internacional revela novo tipo de chama fria invisível (Hypescience)

Nenhum comentário:

Postar um comentário