quarta-feira, 30 de julho de 2014

Foguete Ariane decola com cargueiro europeu ATV-5 rumo à ISS



(AFP/Terra) Um foguete do tipo Ariane 5 ES decolou de Kuru, na Guiana Francesa, com o quinto e último cargueiro automático europeu, o ATV Georges Lemaître, para reabastecer a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O lançador europeu decolou nesta terça, às 20h47 hora local (mesmo horário de Brasília), do Centro Espacial da Guiana Francesa, transportando a maior carga útil (20,3 toneladas) já posta em órbita por um foguete Ariane.

Após a decolagem, o ATV se soltou do foguete e continuou seu trajeto de maneira autônoma na direção da ISS. A Estação gira em órbita terrestre a uma distância de 400 km da superfície.

Ao alcançá-la, vai se acoplar de modo automático à ISS em 12 de agosto. Durante um período de cerca de seis meses, funcionará como um "módulo adicional" para os seis astronautas que estão a bordo da ISS.

Seus atuais ocupantes são três russos (Oleg Artemyev, Alexander Skvortsov e Max Suraev), dois americanos (Steve Swanson e Reid Wiseman) e um alemão (Alexander Gerst).
----
Matérias similares na Veja (com vídeo)Exame e UOL

----

Nenhum comentário:

Postar um comentário