sexta-feira, 18 de julho de 2014

Diante do forte odor, astronautas ganham roupas de ginástica 'à prova de fedor'

Produto era bastante aguardado por membros da Estação Espacial Internacional


(O Globo) Quando o odor de quem faz exercícios físicos incomoda, o básico a se fazer é se afastar da fonte do cheiro. Mas o que fazer quando a situação acontece dentro de uma nave espacial? Para onde fugir? Foi pensando nisso que a Nasa encomendou nesta semana um foguete para levar roupas de ginástica “à prova de fedor” à Estação Espacial Internacional.

Essa era uma demanda antiga dos astronautas. Em órbita, convivendo em espaços reduzidos e ainda com gravidade zero, eles precisam praticar exercícios físicos para manter a boa forma e a saúde a cerca de 420 quilômetros de altura da Terra. O cheiro exalado, no entanto, permanecia no interior da capsula.

Para tentar resolver a situação, foi lançada a nave de carga Cygnus, lançada nesta semana a partir de Virginia, nos Estados Unidos, chegando à Estação Espacial horas depois. Ela continha mais de 1.360 kg de alimentos, experimentos científicos, mini-satélites e outros equipamentos. Mas o mais aguardado da carga era mesmo os produtos concebidos para resistir a bactérias e ao odor, como roupas de ginástica.

Outro ponto interessante do caso é que a Cygnus pertence a Orbital Sciences, empresa privada americana que fez a sua primeira entrega estação espacial em setembro do ano passado. A segunda ocorreu em janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário