terça-feira, 3 de junho de 2014

Virgin prepara primeiros voos privados de turismo espacial

Companhia de Richard Branson quer começar a operar ainda este ano. Empresa só fez testes até o momento, mas já vende reservas para voos.


(AFP/G1) A companhia de turismo espacial Virgin Galactic, fundada por Richard Branson, anunciou nesta quinta-feira (29) a assinatura de um acordo com as autoridades americanas que permitirá levar turistas ao espaço.

O acordo com a Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) estabelece como serão coordenados os futuros voos comerciais ao espaço com o tráfego aéreo habitual.

Os primeiros voos - que sairão da base americana da Virgin Galactic no Novo México - estão previstos para antes do fim do ano. "Nossa equipe está trabalhando duro para iniciar viagens espaciais de rotina e econômicas do Spaceport America e este acordo é outro passo na direção deste objetivo", disse o diretor executivo da Virgin Galactic, George Whitesides.

"Estou agradecido com a FAA e o Novo México por sua colaboração para alcançar este marco", acrescentou.

A Virgin Galactic só fez testes até o momento, mas já vende a reserva de bilhetes para voos suborbitais comerciais com alguns minutos de duração, apesar de ainda não haver uma data para o início de suas operações.

Em seu site, a companhia propõe um preço de US$ 250 mil para que um interessado passe a fazer parte de "uma comunidade de mais de 600 futuros astronautas". Além de Branson, celebridades, como o astro de Hollywood Leonardo DiCaprio, já reservaram um bilhete.

O acordo foi anunciado horas depois de a principal concorrente da Virgin em voos espaciais, a SpaceX, fundada pelo bilionário americano Elon Musk, apresentar sua nova aeronave, batizada de Dragon V2.
----
Matéria similar no UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário