segunda-feira, 2 de junho de 2014

SpaceX lança a nave Dragon V2

Cápsula poderá levar astronautas para a ISS a partir dos EUA


(O Globo) A empresa privada americana SpaceX lançou na noite desta quinta-feira na Califórnia a nave Dragon V2, projetada para transportar novamente astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) a partir dos Estados Unidos.

Será a primeira vez, desde o último voo em julho de 2011 que astronautas partirão para o espaço a partir de solo americano. Desde então, os Estados Unidos dependem exclusivamente das naves russas Soyuz para transportar astronautas por 70 milhões de dólares cada um.

A Dragon V2 pode transportar até sete astronautas e "representa realmente um salto tecnológico", declarou o presidente executivo da SpaceX, o multimilionário Elon Musk durante uma apresentação espetacular para a imprensa na sede da empresa em Hawthorne, perto de Los Angeles.

A Dragon V2, branca, tem uma forma de bola de borracha como a cápsula não tripulada Dragon 1, mas mais alongada. A Dragon 1 foi a primeira nave espacial privada que se acoplou em 2012 à ISS para a entrega de material.

— Além disso, a Dragon V2 poderá pousar em qualquer parte da Terra com a precisão de um helicóptero — acrescentou Musk.

— Desta forma, a nova nave, que não vai usar paraquedas, exceto no caso de falhar os retrofoguetes, poderá ser reutilizada muito rapidamente, o que permitirá importantes economias — explicou.

A SpaceX e a Nasa, sua principal cliente, preveem que a nova cápsula poderá os primeiros astronautas em 2017.
----
Matérias similares no DN - PortugalG1TerraYahooPúblico - PortugalApolo11Brazilian SpaceVejaExameGalileuVoz da Rússia e AstroPT
----
E mais:
Uma espaçonave do século 21 (Mensageiro Sideral - Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário