terça-feira, 1 de abril de 2014

Viagens espaciais valem o risco, acreditam especialistas

Em uma conferência, especialistas debateram sobre os riscos das viagens espaciais. A conclusão de todos é que desbravar o espaço vale o risco


(Exame) De acordo com especialistas, as viagens espaciais realizadas por empresas privadas valem o risco. Durante um debate no Museu Americano de História Natural, o assunto foi motivo de conversa. Recentemente, empresas como a Space X, de Elon Musk, e a Space Adventures passaram a atuar em transporte espacial e já se fala até em turismo espacial, principalmente pelas mãos da Virgin Galactic.

De acordo com o site Space.com, os participantes do debate usaram exemplos da colonização americana. Michael Gold, executivo da Bigelow Aerospace, disse que os estados americanos não foram criados pelos primeiros que ali chegaram. Mas sim pelos que estabeleceram residência e moraram lá por décadas depois dos pioneiros. As empresas que estão desbravando o espaço seriam, portanto, os pioneiros, enquanto que os próximos a chegarem ao espaço também terão papel importante.

Gold abordou os riscos desse tipo de negócio. “Existe uma percepção de que comércio espacial é menos seguro”, disse ele. “E se nós tivermos um dia ruim, podemos perder tudo”, completou Gold.

Wanda Austin, presidente da The Aerospace Corporation falou sobre os avanços tecnológicos na área. “Não importa quão seguras as naves espaciais têm sido. O que importa é quão seguro é a nave na qual você vai estar sentado”, disse.

Os riscos são inegáveis. O astrofísico Neil deGrasse Tyson, diretor do Planetário Hayden e apresentador da série Cosmos, disse que parte deles são enfrentados por recompensas pessoais. Ele disse que não aceitaria correr 1% de risco de morte para voar na órbita terrestre, mas aceitaria enfrentar chances de 10% de morrer para ser o primeiro homem em Marte.

Aparentemente próximas, as viagens espaciais ainda são caras. Empresas como a Virgin Galactic já vendem passagens para o espaço. Com o tempo e novas tecnologias, o turismo espacial ficará mais barato. Ao mesmo tempo, também existem projetos mais extremos, como o Mars One, que quer levar humanos para colonizar Marte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário