terça-feira, 29 de abril de 2014

Rússia diz que EUA expõem seus astronautas da ISS com sanções

Espaçonaves russas são única maneira de transportar tripulação da ISS. Sanções dos EUA proibiram exportação de tecnologia para Moscou.

(France Presse/G1) Os Estados Unidos "expõem" seus astronautas da estação Espacial Internacional (ISS) ao adotar sanções contra Moscou que podem afetar o setor espacial russo, declarou nesta terça-feira o vice-primeiro-ministro Dmitri Rogozine, citado pela agência Interfax.

"Se eles querem atingir o setor russo de mísseis, eles vão, automaticamente, expor seus cosmonautas da Estação Espacial Internacional", declarou Rogozine.

As espaçonaves russas Soyuz são atualmente a única maneira de transportar e repatriar a tripulação da ISS.

"Honestamente, eles começam a nos irritar com suas sanções, e não compreendem que elas vão retornar para eles como um bumerangue", afirmou ainda Rogozin, citado pela agência Itar-Tass.

Os Estados Unidos anunciaram na segunda-feira (28), entre uma nova série de sanções contra a Rússia, que iria rever as condições de autorização para exportar para a Rússia alguns equipamentos de alta tecnologia que poderiam ser de uso militar.

O vice-chanceler Sergei Ryabkov admitiu nesta terça-feira em uma entrevista ao site de notícias gazeta.ru que as sanções poderiam afetar o setor de lançamento de naves espaciais.

Ele acusou os Estados Unidos de retomar as práticas da época da Guerra Fria, quando o Ocidente aplicavam um embargo à exportação de equipamentos de alta tecnologia para a União Soviética.

Rogozin, ex-representante russo na Otan, figura desde março nas listas americana e europeia das autoridades russas punidas.

A ISS está atualmente sob o comando do japonês Koichi Wakata. Cinco outros astronautas - três russos e dois americanos - estão em uma missão a bordo da estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário