terça-feira, 1 de abril de 2014

Marcos Pontes é homenageado no Dia do Astronauta em Bauru

Milhares de pessoas participaram das atividades no Aeroclube. Teve exposições, apresentação de paraquedistas e muito mais.


(G1) No último sábado foi comemorado o Dia do Astronauta e como Bauru (SP) é a cidade do único astronauta brasileiro a festa tinha que ser do tamanho da importância de Marcos Pontes. No Aeroclube de Bauru milhares de pessoas puderam experimentar um pouco o que é viver com os pés fora da terra.

O dia amanheceu em festa em Bauru e o céu ficou colorido com a apresentação de paraquedistas. Aeronaves civis e militares também se apresentaram e quebraram o silêncio do aeroclube com os voos rasantes. Durante o evento, também teve exposição de aeronaves, observação astronômica e demonstrações robóticas.

O evento também reuniu educação, ciência e tecnologia. Por isso em um espaço do aeroclube foram montadas várias oficinas. Mas o que chama a atenção do público mesmo foi um simulador de voo, onde até mesmo as crianças e os adolescentes podem se passar por pilotos de aviões.

“No computador é fácil, mas, só nele”, brinca a advogada Vanessa de Godoi. “Eu sempre quis pilotar um avião assim, mas nunca tinha tido a oportunidade”, conta André de Oliveira, de 13 anos.

Nas oficinas, adultos e crianças aprenderam também a construir foguetes com garrafas pets. Novidade para o mecânico Antônio Vicentini. “Foguete nunca tinha feito, só mexo em coisas de carro, agora foguete é novidade”, conta.

Milhares de pessoas participaram do evento em comemoração ao Dia do Astronauta e ao oitavo ano da Missão Centenário, que levou o bauruense Marcos Pontes ao espaço. Ele foi o primeiro astronauta brasileiro a participar de uma missão espacial. E não poderia ficar fora dessa festa, onde acabou sendo homenageado. “É muito emocionante, essa semana tem sido muito importante para mim, são várias homenagens aqui na minha terra e isso é muito gratificante”, comemora.

Muitas pessoas até conseguiram imaginar como seria estar longe da terra e vestido a caráter, com a roupa do astronauta. “É muito interessante imaginar o que o Marcos Pontes passou no espaço”, ressalta o militar Velcides Tonelo. Apesar de toda festa, a chuva acabou antecipando o fim das comemorações, mas não tirou a animação do Dia do Astronauta em Bauru.
----
Mais imagens aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário