quinta-feira, 20 de março de 2014

O que você conhece sobre a Estação Espacial Internacional?


(Canaltech) Regularmente você deve ouvir ou ler sobre a Estação Espacial Internacional e sabe que ela é uma estação que fica no espaço e que abriga vários astronautas. Mas e aí? Provavelmente você sabe muito pouco sobre ela, para o que serve, o que os astronautas fazem lá, quem a construiu e qual a sua real dimensão. E menos ainda, que o Brasil fazia parte do grupo inicial de “sócios” da Estação, mas que foi expulso por não cumprir as metas estipuladas ao nosso país para participar do projeto: a construção de 43 componentes relativamente simples.

Afinal de contas, o que é a Estação Espacial Internacional? Bom, ela é um laboratório espacial de microgravidade que foi criado com o intuito de ser uma base habitada pemanentemente por seres humanos. Muitos experimentos e pesquisas científicas não podem ser feitos aqui na Terra, pois a própria aceleração da gravidade atrapalha nos resultados. Além disso, estuda-se os efeitos que a permanência prolongada no espaço causa em seres humanos, matéria viva e equipamentos.

Na última sexta-feira (14), inclusive, o canal National Geographic exibiu um especial de 2h chamado “Ao Vivo do Espaço”, que mostrou a rotina dos astronautas, o funcionamento da Estação e como a ciência no espaço beneficia as pessoas na Terra, como por exemplo os sistemas robóticos da Estação Espacial Internacional ou o que inspirou a produção de robôs neurocirúrgicos que removem tumores cerebrais. Os astronautas, os controladores de voo e pesquisadores em segmentos originais da ISS e do Controle de Missão da NASA participaram dessas duas horas do programa ao vivo.

Agora, o Canaltech traz para você outros fatos e curiosidades sobre essa gigantesca estrutura que pesa mais de 400 toneladas e custou cerca de US$ 150 bilhões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário