terça-feira, 11 de março de 2014

Nave Soyuz pousa no Cazaquistão com 3 a bordo

Dois russos e um americano regressaram à Terra após 6 meses na ISS. Russos carregaram no espaço tocha olímpica dos Jogos de Inverno.


(France Presse/G1) O módulo de descida da nave russa Soyuz TMA-10M, com três tripulantes a bordo, aterrissou nesta terça-feira (11) com sucesso nas estepes do Cazaquistão, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

A cápsula trouxe de volta à Terra os cosmonautas russos Oleg Kotov e Sergei Riazanski e o astronauta americano Michael Hopkins, após uma missão de quase seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

A aterrissagem aconteceu às 0h24 (horário de Brasília) a cerca de 150 km da cidade de Zhezkazgan.

Inicialmente, foi informado o adiamento do retorno da Soyuz para quarta (12) devido às condições do tempo no Cazaquistão, mas, em um último momento, as autoridades espaciais russas decidiram efetuar a aterrissagem na data programada.

A bordo da ISS ficaram três tripulantes: o russo Mikhail Tyurin, o americano Ric Mastracchio e o japonês Koichi Wakata.

A Estação Espacial Internacional, um projeto de mais de US$ 100 bilhões do qual participam 16 país, está em órbita a cerca de 400 km de distância da Terra.

O americano Michael Hopkins e os russos Oleg Kotov e Serguei Riazanski realizaram, em novembro, uma caminhada histórica no espaço carregando a tocha olímpica dos Jogos de Inverno de Sochi.

----
Matérias similares no TerraO GloboUOLExame e iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário