segunda-feira, 24 de março de 2014

Nanossatélites Brasileiros Serão Lançados ao Espaço a Partir da ISS


(AEB/Brazilian Space) A empresa Japan Manned Space Systems Corporation (JAMSS), parceira da Agência Espacial Japonesa (JAXA), firmou acordo com a Agência Espacial Brasileira (AEB), para lançamento de três pequenos satélites a partir da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) no segundo semestre do ano.

Os entendimentos para o envio dos nanossatélites AESP-14, SERPENS (Sistema Espacial para a Realização de Pesquisa e Experimentos com Nanossatélites) e UbatubaSat para a ISS foram discutidos na AEB com o engenheiro Yuchiro Nogawa da JAMSS, no último dia 1º de fevereiro.

O AESP-14 é um Cubesat desenvolvido pelos institutos Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ambos em São José dos Campos (SP). O SERPENS é um programa coordenado pela AEB, que envolve diversas universidades brasileiras, uma espanhola e duas norte-americanas e o UbatuSat é um CanSat criado por alunos do ensino médio da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, de Ubatuba (SP), com apoio do INPE. Todos os projetos têm o apoio e recursos da AEB.

A ISS se encontra em uma órbita baixa entre 340 e 404 quilômetros e se locomove a uma velocidade de 27.700 Km por hora. Os pequenos satélites brasileiros serão lançados ao espaço por meio de um braço robótico desenvolvido e operação pela JAXA.

Participaram também da reunião com o representante da JAMSS a professora Chantal Cappelletti, da Universidade de Brasília (UnB), que coordena o programa SERPENS, os bolsistas da AEB, Gabriel Figueiró e Pedro Luiz Kaled, o estudante do ITA, Cleber Hoffman Toss, o professor Cândido Moura, da escola Tancredo Neves, e Jean Robert Batana, Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Diretoria de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB.
----
Matéria similar no Inovação Tecnológica
----
E mais:
Mais notícias sobre nanossatélites brasileiros (Panorama Espacial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário