quarta-feira, 26 de março de 2014

Estação Espacial Internacional Concorre ao Prêmio Nobel da Paz 2014



(Brazilian Space) A Parceria da Estação Espacial Internacional foi indicada e concorre ao Prêmio Nobel da Paz de 2014, que será anunciado em 10 de Outubro.

A Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) é um marco da humanidade na cooperação de diferentes países em um alvo comum: consolidar a presença humana no espaço exterior.

A parceria da ISS, estabelecida através do acordo intergovernamental sobre a cooperação na Estação Espacial Internacional Civil[i], é composta pelos governos do Canadá, dos Estados membros da Agência Espacial Europeia, do Japão, da Rússia e dos Estados Unidos da América.

Diversas nações enviaram seus astronautas e experimentos a bordo da ISS. O astronauta brasileiro tenente-coronel Marcos Cesar Pontes representou o país com oito experimentos, na inesquecível e histórica Missão Centenário.

A ISS abriu o espaço exterior para 68 países realizarem algum tipo de experimento a bordo. Possibilita avanços tecnológicos e científicos em ambiente de microgravidade e o estudo da permanência humana no espaço exterior. Os produtos desta cooperação transferem vários avanços para a sociedade na Terra, e sua existência fortalece a convivência pacífica entre nações.

O Tratado do Espaço de 1967 estabelece que a exploração e o uso do espaço exterior deverão “ter em mira o bem e interesse de todos os países, qualquer que seja o estágio de seu desenvolvimento econômico e científico, e são incumbência de toda a humanidade”[ii]. A colaboração em uma estação internacional caminha nesta mesma direção. A ISS é o maior empreendimento internacional pacífico na história da humanidade. Esta cooperação deve ser reconhecida, oportunamente cem anos após a eclosão da chamada primeira guerra mundial.

O objetivo do “ISS for Nobel Prize Initiative”, além do merecido reconhecimento do projeto de engenharia entre nações e notável proeza política que a ISS constitui, é educar o público em geral sobre a importância da Estação Espacial Internacional como importante passo para o futuro da humanidade.

Para mais informações sobre a Iniciativa: http://issnobelprize.com
----
E mais:
Live From Space

Nenhum comentário:

Postar um comentário