quinta-feira, 27 de março de 2014

Código Espacial de Conduta e as empresas privadas



(Astropolítica) O Código Internacional de Conduta para Actividades no Espaço Exterior continua a ser objecto de debate na comunidade internacional. A questão de como o código irá afetar o espaço exterior e segurança nacional continua a ser a base deste debate e da negociação sobre a proposta. Há muitas questões que precisam ser abordadas, mas uma preocupação é como o código afectará a indústria espacial comercial.

Se o código é adoptado e se torna um jogador no que se refer a segurança do espaço exterior terá efeito nas actividades espaciais comerciais, atividades espaciais e de negócios poderá ser um problema menor caso o Código seja adoptado. Ainda assim, é prudente reconhecer que Código poderá ter consequências imprevisíveis para além dos benefícios que defende caso seja adoptado.

Michel Listner assina um artigo na Space Review desta semana onde tenta brevemente abordar a natureza jurídica do Código e que efeito, se houver, poderá ter na indústria espacial caso o Código seja implementado.

Podem ler o artigo aqui.
----
E mais:
Neil deGrasse Tyson acha que empresas privadas não tomarão a liderança da exploração espacial (Astropolítica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário