sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

México vai colocar em órbita nanossatélite com obras musicais

Equipamento vai transmitir peças para todo o planeta por radiofrequência. Satélite deve ser lançado ainda este ano, segundo órgão do país.



(France Presse/G1) Artistas e cientistas mexicanos vão colocar em órbita ainda este ano um nanossatélite musical que vai transmitir peças experimentais para todo o planeta por radiofrequência. Batizado de Ulises I, o equipamento tem o tamanho de uma lata de refrigerante.

Com 8,9 centímetros de diâmetro e 12,7 centímetros de comprimento, o Ulises I vai viajar ao redor da Terra a 300 km de altitude e as peças de 11 artistas contemporâneos mexicanos poderão ser ouvidas periodicamente por radiofrequência em qualquer parte do mundo.

A ideia do projeto surgiu em 2010, mas foi só no ano passado que se concretizou. O nanossatélite será posto em órbita por uma empresa privada americana em data a determinar.

O minúsculo equipamento foi desenvolvido em várias etapas, que consistiram na montagem do subsistema de potência elétrica, integrado por células solares, o módulo de controle, o módulo de radiocomunicações e a integração física do nanossatélite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário