sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Foguete japonês H2A coloca satélite meteorológico GPM em órbita

GPM é um projeto que reúne a Nasa e a agência espacial japonesa (Jaxa). Lançamento ocorreu na base de Tanegashima, no sul do Japão.


(AFP/G1) O foguete japonês H2A decolou na madrugada desta sexta-feira do Japão (hora local) para colocar em órbita o satélite de medição de precipitações terrestres GPM, segundo imagens divulgadas ao vivo pela Agência de Exploração Espacial japonesa (Jaxa).

O lançador partiu como previsto às 3h37 (15h37 de quinta-feira em Brasília) da base de Tanegashima, onde as condições meteorológicas eram favoráveis. O voo transcorreu conforme planejado, acrescentou a mesma fonte.

"O satélite se separou do lançador no momento previsto para alcançar depois sua órbita de trabalho", declarou um funcionário da Jaxa, acrescentando que "o foguete cumpriu seu papel, sua missão é um sucesso".

O Global Precipitation Measurement Core Observatory (GPM) é um satélite que está no centro de um amplo projeto que reúne a Jaxa, a Agência Espacial americana (Nasa), além de centros de pesquisa europeu e indiano.

O lançamento aconteceu sob o controle do grupo japonês Mitsubishi Heavy Industries (MHI). Esta é a 23ª missão do H2A. A anterior foi em 27 de janeiro de 2013.
----
Matéria similar no UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário