sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Elevadores poderão levar astronautas ao espaço até 2050

Projeto de empresa japonesa prevê veículo com espaço para 30 pessoas capaz de ir da Terra ao espaço em pouco mais de uma semana



(Exame) Esqueça os foguetes: no futuro, elevadores podem ser a forma mais rápida de levar o homem ao espaço. A hipótese foi levantada em reportagem publicada nesta semana pelo site Space.com.

O texto abordava o estudo "Space Elevators: An Assessment of the Technological Feasibility and the Way Forward" - elaborado pela Academia Internacional de Astronáutica.

De acordo com o trabalho, ir ao espaço assim não só será possível como mais econômico do que o atual envio de foguetes ao espaço.

Em 2012, um projeto da empresa japonesa Obayashi Corp. já previa a construção até 2050 de um elevador com espaço para 30 pessoas capaz de fazer uma viagem de 36 mil quilômetros entre a Terra e uma estação espacial em pouco mais de uma semana.

Foguetes?
"No futuro, as pessoas rirão e se perguntaram porque fazíamos foguetes para ir ao espaço", afirmou ao site o engenheiro Peter Swan, especialista da área.

Entre os fatores que podem facilitar a criação de um elevador espacial, está o surgimento de novas tecnologias que podem ser usadas num projeto do tipo.

Um exemplo são os nanotubos de carbono. O material apresenta grande resistência com baixo peso em relação ao aço - características úteis para construção de um elevador espacial.

Além disso, o avanço da tecnologia de paineis solares também é visto com bons olhos pelos interessados nesse tipo de veículo.
----
Matéria similar na Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário