terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

AEB recebe propostas de pesquisas em ambientes de microgravidade

Programa prevê lançamentos do Veículo de Sondagem Brasileiro com projetos selecionados entre 2014 e 2016

(JC) A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) recebe, até 17 de março, propostas de experimentos em ambientes de microgravidade. A iniciativa faz parte do 4º Anúncio de Oportunidades (AO) do Programa de Microgravidade, que prevê três lançamentos do Veículo de Sondagem Brasileiro (VSB-30) com projetos selecionados entre 2014 e 2016.

O ambiente de microgravidade será proporcionado por uma plataforma suborbital que será transportada na parte superior do VSB-30. Ela fornecerá os serviços básicos aos experimentos embarcados, como suporte mecânico, energia, comunicação, estabilização e sistema de recuperação. As condições de um ambiente de microgravidade podem durar até seis minutos.

Após o voo, os responsáveis por cada projeto devem enviar à AEB um relatório detalhado, descrevendo seus objetivos científicos e tecnológicos; o funcionamento do experimento antes e durante o voo; a perfomance; a análise dos resultados; e conclusões.

Os resultados do experimento poderão ser divulgados pela agência de forma aberta à comunidade científica, identificando sempre os autores e as organizações envolvidas na sua realização. Criado em 1998, o Programa Microgravidade temo como objetivo disponibilizar ambientes de microgravidade para a comunidade técnico-científica nacional, provendo meios de acesso e suporte técnico para a viabilização de experiências que necessitem dessa ambientação.

A condução dos experimentos permite o melhor entendimento e o posterior aperfeiçoamento no solo de processos físicos, químicos e biológicos. O gerenciamento das atividades relacionadas ao AO é de responsabilidade da AEB e tem a colaboração do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), de São José dos Campos (SP), e da comunidade acadêmica nacional pertencente aos cursos de engenharia aeroespacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário