terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Supostas peças de foguete espacial chinês caem sobre casas, diz jornal

Imagem divulgada por publicação da China mostra fragmentos em casa. País asiático lançou no último domingo missão espacial rumo à Lua.



(G1) Fragmentos do foguete Long March 3B, que decolou da China no último domingo (1º) rumo à Lua, caíram em uma aldeia a mil quilômetros do local de lançamento e danificou duas casas, de acordo com a imprensa local.

O incidente aconteceu nove minutos após o lançamento da missão Chang’e-3, que levou ao espaço o veículo de exploração teleguiado chamado "Coelho de Jade", responsável por investigar o satélite natural da Terra.

O foguete decolou da base de satélites Xichang, na província de Sichuan.

Segundo o jornal chinês “Xiaoxiang Morning Post”, a peça caiu no distrito de Suining, na província central de Hunan. Um morador local disse à publicação que o impacto causou a queda de três vigas do teto, além de um enorme buraco no celeiro.

Na imagem é possível ver a peça com formato curvo que, segundo a agência France Presse, poderia ser uma peça do foguete. Autoridades chinesas deram dinheiro aos afetados como compensação. No incidente, ninguém ficou ferido.

Corrida espacial chinesa
Com o lançamento, a China quer realizar seu primeiro pouso na Lua, após os sucessos das missões precedentes com duas sondas lunares. As sondas Chang'e-1 (outubro de 2007) e Chang'e-2 (outubro de 2010) permitiram realizar observações detalhadas em órbita da Lua.

O novo equipamento tem painéis solares para obter energia, realizará análises científicas e enviará à Terra imagens em três dimensões.

O veículo, de 120 quilos, pousará na Baía do Arco Íris, um território inexplorado do satélite, onde as condições são favoráveis para a comunicação com a Terra e a exposição ao Sol. A sonda funcionará durante três meses e poderá se deslocar a velocidade máxima de 200 metros por hora.
----
Matéria similar no Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário