sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Selecionado em concurso, analista deve ser 2º astronauta brasileiro


(Terra) O analista de marketing Marco Aurélio Gorrasi foi um dos 22 selecionados de uma promoção da marca de desodorantes Axe para realizar uma viagem espacial no fim do ano que vem ou no começo de 2015. Com isso, ele se tornará, possivelmente, o segundo astronauta brasileiro - caso nenhum outro pague para fazer uma viagem privada antes dele.

O prêmio foi anunciado nesta sexta-feira, em Orlando, nos Estados Unidos. Lá, os finalistas do projeto AXE Apollo Space Academy (A.A.S.A.) estavam escalados para realizar uma série de atividades que usualmente fazem parte do treinamento de astronautas, como um voo parabólico, em que experimentariam um ambiente com gravidade zero, um simulador de força G extrema e um voo supersônico. Gorassi enfrentou diversos testes para vencer a disputa com outros 100 concorrentes. Para participar da ação, na qual enfrentou desafios para o corpo, o brasileiro pediu demissão do emprego.

A ação AXE Apollo Space Academy foi lançada mundialmente em janeiro de 2013 pelo astronauta Buzz Aldrin, segundo homem a pisar na Lua. A primeira fase da campanha ocorreu entre 10 de janeiro e 29 de abril, quando os candidatos deveriam se inscreveram no site do programa para, posteriormente, angariar votos nas redes sociais. "O Brasil liderou a quantidade de interações na primeira fase, com quase dois milhões de votos. Estamos muito felizes com este resultado, que superou nossas expectativas", afirma Rafael Lopes, gerente de marketing de AXE no país.

Apenas os oito brasileiros mais votados passaram à segunda fase: Jackson Savitraz (75.690 votos), Julio Cesar (72.667), Marco Aurelio (68.303), Jose Luiz (42.659), Jonathan Kreia (38.176), Caetano Julio Neto (27.690), Anthony Matheus (26.864) e Marcos de Larah (26.475). Eles foram, então, submetidos a cinco provas de resistência em um desafio nacional, realizado na AXE Apollo Space Arena, especialmente montada no shopping Eldorado, em São Paulo. As provas incluíam atividades como caminhar sobre um colchão inflável após ter sido virado para todos os lados durante um minuto e meio em um giroscópio, prova em cama elástica, labirinto com venda nos olhos e parede de escalada.
----
E mais:
Brasileiro comemora viagem ao espaço até 2015: 'acharam que era brincadeira' (Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário