quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Nasa elege SpaceX para negociar aluguel de plataforma de lançamento

(AFP/UOL)  A Nasa anunciou nesta sexta-feira ter optado por negociar o arrendamento de sua icônica plataforma do Centro Espacial Kennedy em Cabo Cañaveral, Flórida (sudeste), com a empresa privada SpaceX, deixando de lado a Blue Origin, de propriedade do fundador da Amazon.com, Jeff Bezos.

"A Nasa começará a trabalhar com a SpaceX para negociar os termos de seu contrato de arrendamento de (a plataforma) LC-39A", disse a agência espacial em um comunicado.

A SpaceX, de propriedade do co-fundador do PayPal Elon Musk, se tornou a primeira empresa privada a enviar uma cápsula de carga não tripulada à Estação Espacial Internacional (ISS) em 2012 e tem um contrato de US$ 1,6 bilhão com a Nasa para 12 viagens de abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS).

A Blue Origin está trabalhando em um veículo propulsionado por um foguete projetado para transportar pessoas até os limites do espaço, na região suborbital. Também tem planos de desenvolver um foguete reutilizável e um veículo espacial que poderia alcançar a órbita.

A Blue Origin tinha apresentado um protesto perante o escritório de responsabilidade do governo no qual reclamava da Nasa por estar favorecendo injustamente uma proposta de uso da plataforma de lançamento no Centro Espacial Kennedy sobre as demais.

O repúdio da GAO ao protesto significa que agora a SpaceX pode continuar negociando com a Nasa o arrendamento da plataforma de lançamento LC-39A, de onde partiram as missões lunares Apolo e os voos do ônibus espacial.

A Nasa reservará sua outra plataforma de lançamento chave, a 39B, para seu próprio uso enquanto desenvolve um sistema de lançamento espacial e um veículo multiúso para algum dia levar humanos a um asteroide e inclusive a Marte, informou a agência espacial.

A plataforma LC-39A foi o local de lançamento do Apollo 11 em sua primeira missão tripulada à Lua em 1969, a primeira missão do ônibus espacial em 1981 e a última missão do ônibus espacial em 2011.
----
Matérias similares no Yahoo e Astropolítica


Nenhum comentário:

Postar um comentário