sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Astronauta japonês conversa com robô na Estação Espacial

Robô disse que já está acostumado com ambiente de gravidade zero. Projeto quer melhorar entendimento entre tripulantes e equipe de controle.


(G1) O astronauta japonês Koichi Wakata manteve com sucesso uma pequena conversa com o primeiro robô humanoide no espaço, projetado para se comunicar com humanos e fazer companhia aos tripulantes da Estação Espacial Internacional.

Imagens transmitidas nesta sexta-feira (20) pela rede de televisão pública japonesa "NHK" mostraram um fragmento da conversa em que Wakata e o androide, batizado de Kirobo, mantiveram no dia 6 de dezembro enquanto orbitavam ao redor da terra a bordo da ISS.

No fragmento emitido o cosmonauta pergunta em japonês a Kirobo como chegou a bordo da ISS, ao que a máquina responde, usando gestos com as mãos e o corpo, que chegou a bordo do veículo de transferência de carga Konotori IV, lançado em agosto deste ano.

Wakata disse que estava feliz em conhecer Kirobo e perguntou a ele como se sentia em um ambiente de gravidade zero. "Estou acostumado a isso agora, nenhum problema", disse Kirobo.

O astronauta teve que falar pausadamente do que o usual porque o robô fazia algumas pausas em sua fala.

Em declarações transmitidas pela "NHK", um dos desenvolvedores, Fuminori Kataoka, explicou que a equipe por trás do projeto ficou muito satisfeita com o resultado após quase três anos de trabalho.

O projeto foi executado em conjunto pelo Centro de Pesquisa para Ciências e Tecnologias Avançadas, pela Universidade de Tóquio e pela empresa Robo Garage.

Também colaboraram a Agência Aeroespacial japonesa, a "Dentsu", maior agência de comunicação do Japão e quinta maior do mundo, que desenvolveu os conteúdos das falas do robô, e a Toyota Motor, fabricante de veículos que trabalhou no sistema de reconhecimento de voz.

Os objetivos do programa são melhorar o entendimento entre os tripulantes e o pessoal de controle e contribuir para as pesquisas sobre comunicação entre humanos e robôs.

O Kirobo, que se comunica através de uma combinação de "ações autônomas e operações remotas", tem 34 centímetros de altura, peso em torno de um quilo e é equipado com uma câmera de reconhecimento facial.

----
Matérias similares no TerraDN - PortugalUOL e Yahoo
----
E mais:
Uma conversa robótica no espaço (Fundação Planetário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário