segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Astronauta faz ‘selfie’ no espaço


(O Globo) E o “selfie”, quem diria, chegou ao espaço. Durante uma caminhada espacial realizada na véspera de Natal, o astronauta americano Mike Hopkins, da Nasa, aproveitou para fotografar-se enquanto trocava uma bomba do sistema de resfriamento da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). No visor de seu capacete é possível ver o outro astronauta envolvido na missão, Rick Mastracchio, também dos EUA. A imagem foi divulgada pela Nasa esta sexta-feira.

Hopkins e Mastracchio fizeram duas caminhadas no espaço — a do “selfie” foi a segunda — para trocar uma bomba que apresentou defeito duas semanas antes, deixando a parte americana do laboratório com apenas metade do refrigeramento. Com isso, todos os equipamentos considerados não essenciais foram desligados, uma medida que atrasou o andamento das pesquisas.

Os astronautas passaram mais de 12 horas no espaço retirando a bomba quebrada e armazenando-a num compartimento de segurança. O trabalho árduo dispensou uma terceira saída, que chegou a ser cogitada.

Este “selfie” é, de longe, o mais arriscado da História. Foi feito a 400 quilômetros da Terra — esta é a distância da ISS para a Terra. A temperatura no exterior da estação é de mais de 100 graus Celsius negativos.
----
E mais:
Selfies no espaço (Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário