quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Robô falante manda recado do espaço para astronauta japonês

Androide 'fará companhia' a astronauta que chegará até o fim do ano à ISS. Ele foi criado para estudar se um robô pode ajudar pessoas em isolamento.


(G1) O primeiro robô astronauta falante do mundo está ansioso para ter um parceiro de conversa, enquanto espera o astronauta japonês Koichi Wakata a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), de acordo com a AFP.

"Sr. Wakata, você ainda não estaá aqui? Eu realmente quero vê-lo logo", disse o androide em uma mensagem divulgada pelo grupo que o projetou, no Japão, nesta quarta-feira.

Chamado Kirobo, o robô chegou à ISS junto com suprimentos enviados para a tripulação no dia 10 de agosto. "Bom dia a todos vocês na Terra. Eu sou o robô astronauta Kirobo. Sou o primeiro robô astronauta falante. Prazer em conhecê-los", disse o androide em japonês, quando chegou ao espaço.

Idealizado pelo especialista em robótica Tomotaka Takahashi e desenvolvido por cientistas da Universidade de Tóquio, da Toyota, da Agência de Exploração Espacial (Jaxa) e do grupo publicitário Dentsu, o pequeno Kirobo conversará com naturalidade, em japonês, com o astronauta nipônico Koichi Wakata, que chegará à ISS no fim do ano.

Kirobo é inspirado no 'Astro Boy', personagem de mangá criado pelo desenhista Osamu Tezuka.

O androide, de 34 centímetros de altura e quase um quilo, caminha, reconhece rostos e registra imagens. O objetivo do projeto Kirobo é estudar em que medida um robô de companhia pode dar apoio moral a pessoas isoladas durante longo período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário