quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Módulo com astronautas e a tocha olímpica chegam à Estação Espacial

Soyuz acoplou na ISS por volta das 8h30 desta quinta, hora de Brasília. Viagem da Terra até o espaço durou pouco mais de seis horas.


(G1) A nave Soyuz já chegou à Estação Espacial Internacional, após uma viagem de pouco mais de seis horas de duração desde o cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

O módulo do foguete com três astronautas e a tocha olímpica dos Jogos de Inverno de Sochi-2014 acoplaram na ISS por volta das 8h30, hora do Brasil.

A espaçonave recebeu adesivos com o logotipo do comitê organizador das Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia, que vão acontecer em fevereiro de 2014.

A tocha está sob os cuidados do japonês Koichi Wakata, o russo Mikhail Tyurin e o norte-americano Rick Mastracchio.

Ao chegarem no espaço, eles deverão entregar a tocha para os cosmonautas os russos Oleg Kotov e Sergey Ryazanskiy, que já estão na estação desde setembro. Os dois serão responsáveis por caminharem com a tocha do lado de fora da ISS.


Retorno
Depois da etapa inédita, a tocha retornará à Terra a bordo da cápsula Soyuz, desta vez acompanhada pelos astronautas Fiodor Iurtchikhin (russo), Karen Nyberg (americana) e Luca Parmitano (italiano), que estão no espaço há cinco meses. O retorno está previsto para 11 de novembro.

Após a aventura espacial, a chama olímpica visitará as profundidades do lago Baikal, na Sibéria, depois de já ter viajado ao Polo Norte, em uma viagem de 123 dias que começou em 7 de outubro em Moscou e terminará com a cerimônia de abertura dos Jogos, em 7 de fevereiro de 2014.

Tanto a bordo da Soyuz TMA-11M como na ISS foram adotadas precauções para não afetar a vestimenta dos astronautas. Assim, por razões de segurança, a chama ficará excepcionalmente apagada durante toda a missão espacial.

----
Matérias similares no TerraYahooExame e UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário