segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Cargueiro espacial Albert Einstein se desintegra, diz agência europeia

Desintegração ocorreu como esperado na reentrada da atmosfera. Nave de abastecimento caiu em região desabitada do Pacífico Sul.



(AFP/G1) O cargueiro espacial europeu Albert Einstein (ATV-4) se desintegrou como o esperado durante a sua reentrada na atmosfera neste sábado (2) em uma região desabitada do Pacífico Sul, anunciou a Agência Espacial Europeia ( ESA) .

A nave de abastecimento europeia foi desacoplada na segunda-feira da Estação Espacial Internacional (ISS), onde atracou em 15 de junho.

"O quarto Veículo de Transferência Automática (ATV) da ESA, batizado Albert Einstein, concluiu a sua missão de cinco meses junto a Estação Espacial Internacional (ISS) . Hoje fez sua reentrada na atmosfera e se desintegrou como planejado em uma área desabitada do Pacífico Sul", informou a ESA em um comunicado.

"Albert Einstein realizou uma série de manobras delicadas para que os astronautas pudessem ver o seu descolamento nas camadas superiores da atmosfera , o que fornecerá dados únicos sobre fenômenos de reentrada atmosférica", diz o comunicado.

Ele acrescenta que "o ATV-4 e seus restos se desintegraram com segurança na atmosfera em 2 de novembro às 12h04 UT".

"A missão foi realizada com perfeição o que, como em qualquer missão espacial, representa um enorme sucesso para toda a equipe ATV", afirmou Alberto Novelli , chefe da missão ATV-4 , citado pela ESA.

"A conclusão bem-sucedida desta quarta missão reflete a maturidade do programa de ATV e este novo sucesso abre o caminho para futuros projetos da ESA", acrescentou .

As manobras do cargueiro europeu no espaço foram supervisionadas pelo centro de controle, com sede em Toulouse (França), e gerido conjuntamente pela ESA e CNES .

Lançado em 5 de junho por um foguete Ariane 5 a partir de Kourou (Guiana Francesa) , ATV-4 transportou para a ISS uma carga de cerca de 7 toneladas de suprimentos (água , combustível, alimentos, equipamentos diversos) destinada aos astronautas que se revesam no posto desde 2000. Com um peso total de 20,2 toneladas, foi a carga mais pesada já enviada pela Europa ao espaço.

Cheio de todos os resíduos não perigosos gerados a bordo da estação espacial , o cargueiro finalmente se desintegrou na atmosfera, sob o efeito combinado do aquecimento devido à velocidade e pressão.

Três ATV tiveram o mesmo destino: Jules Verne, lançado em 2008 , Johannes Kepler, em 2011, e Edoardo Amaldi , em 2012.

ATV-4 Albert Einstein completou a sua missão com um recorde: deixou a ISS com a maior quantidade de lixo já carregado a bordo de uma nave.

O próximo veículo, o mais novo de uma série de cinco , em homenagem ao físico belga Georges Lemaître, será lançado em meados de 2014.
----
Matérias similares no TerraExameUOLYahoo e Público - Portugal

----
E mais:
A maneira mais fabulosa de incinerar lixo (Hypescience)

Nenhum comentário:

Postar um comentário