Desintegração ocorreu como esperado na reentrada da atmosfera. Nave de abastecimento caiu em região desabitada do Pacífico Sul.
(AFP/G1) O cargueiro espacial europeu Albert Einstein (ATV-4) se desintegrou como o esperado durante a sua reentrada na atmosfera neste sábado (2) em uma região desabitada do Pacífico Sul, anunciou a Agência Espacial Europeia ( ESA) .
A nave de abastecimento europeia foi desacoplada na segunda-feira da Estação Espacial Internacional (ISS), onde atracou em 15 de junho.
"O quarto Veículo de Transferência Automática (ATV) da ESA, batizado Albert Einstein, concluiu a sua missão de cinco meses junto a Estação Espacial Internacional (ISS) . Hoje fez sua reentrada na atmosfera e se desintegrou como planejado em uma área desabitada do Pacífico Sul", informou a ESA em um comunicado.
"Albert Einstein realizou uma série de manobras delicadas para que os astronautas pudessem ver o seu descolamento nas camadas superiores da atmosfera , o que fornecerá dados únicos sobre fenômenos de reentrada atmosférica", diz o comunicado.
Ele acrescenta que "o ATV-4 e seus restos se desintegraram com segurança na atmosfera em 2 de novembro às 12h04 UT".
"A missão foi realizada com perfeição o que, como em qualquer missão espacial, representa um enorme sucesso para toda a equipe ATV", afirmou Alberto Novelli , chefe da missão ATV-4 , citado pela ESA.
"A conclusão bem-sucedida desta quarta missão reflete a maturidade do programa de ATV e este novo sucesso abre o caminho para futuros projetos da ESA", acrescentou .
As manobras do cargueiro europeu no espaço foram supervisionadas pelo centro de controle, com sede em Toulouse (França), e gerido conjuntamente pela ESA e CNES .
Lançado em 5 de junho por um foguete Ariane 5 a partir de Kourou (Guiana Francesa) , ATV-4 transportou para a ISS uma carga de cerca de 7 toneladas de suprimentos (água , combustível, alimentos, equipamentos diversos) destinada aos astronautas que se revesam no posto desde 2000. Com um peso total de 20,2 toneladas, foi a carga mais pesada já enviada pela Europa ao espaço.
Cheio de todos os resíduos não perigosos gerados a bordo da estação espacial , o cargueiro finalmente se desintegrou na atmosfera, sob o efeito combinado do aquecimento devido à velocidade e pressão.
Três ATV tiveram o mesmo destino: Jules Verne, lançado em 2008 , Johannes Kepler, em 2011, e Edoardo Amaldi , em 2012.
ATV-4 Albert Einstein completou a sua missão com um recorde: deixou a ISS com a maior quantidade de lixo já carregado a bordo de uma nave.
O próximo veículo, o mais novo de uma série de cinco , em homenagem ao físico belga Georges Lemaître, será lançado em meados de 2014.
----
Matérias similares no Terra, Exame, UOL, Yahoo e Público - Portugal
----
E mais:
A maneira mais fabulosa de incinerar lixo (Hypescience)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário