quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Acidente em centro espacial militar mata dois oficiais na Rússia

Outros três oficiais foram hospitalizados com queimaduras tóxicas. Vazamento químico ocorreu na plataforma de lançamento militar Plesetsk.

(AFP/G1) Dois oficiais morreram nesta terça-feira (12) e três foram hospitalizados com queimaduras tóxicas, provocadas por um vazamento químico na plataforma de lançamento militar Plesetsk, na Rússia, informou o Ministério da Defesa.

O acidente aconteceu enquanto soldados limpavam um tanque de gás nitrogênio durante um procedimento de manutenção de rotina, informaram agências de notícias russas, citando uma autoridade do Ministério da Defesa.

A pasta não forneceu detalhes sobre o acidente e informou apenas que havia sido causado "pela falha dos oficiais em seguir os procedimentos de segurança".

O cosmódromo de Plesetsk, localizado 800 quilômetros ao norte de Moscou, foi desenvolvido na era soviética como plataforma de lançamento para mísseis balísticos intercontinentais.

A instalação, fortemente vigiada, agora serve como única alternativa da Rússia ao centro espacial de Baikonur, que Moscou aluga do Cazaquistão.
----
Matérias similares no Terra e Exame


Nenhum comentário:

Postar um comentário