Uma das rodas da nave não saiu no momento da aterrissagem. Empresa divulgou vídeo, mas cortou momento em que ocorreu o problema.
(G1) Um protótipo de taxi espacial, desenvolvido em parceria com a agência espacial americana (Nasa), falhou em seu teste de voo ontem, na base aérea de Edwards, em Mojave, Califórnia. A nave foi danificada logo após sua aterrissagem, porque uma das rodas não saiu.
Batizado de Dream Chaser, o taxi aéreo é de propriedade da empresa Sierra Nevada e é um dos modelos que estão sendo desenvolvidos para transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional, depois da aposentadoria dos ônibus espaciais em 2011. A empresa publicou um vídeo do teste, mas as imagens são cortadas pouco antes de a aeronave tocar o solo (veja abaixo).
O Dream Chaser foi transportado por um helicóptero de carga pesada a uma altitude de 3.81 km. Apesar de realizar um voo considerado satisfatório, uma de suas rodas não saiu durante a aterrissagem e o táxi aéreo derrapou e foi parar na areia, fora da pista. A tripulação de cabine e os computadores de bordo não foram danificados.
A empresa planeja realizar um segundo teste autônomo no ano que vem, antes que ele seja preparado para um voo pilotado.
As empresas competidoras da Sierra Nevada, Space Exploration Technologies e Boeing trabalham em cápsulas que retornariam com paraquedas para a Terra.
----
Matérias similares no Inovação Tecnológica e Astropolítica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário