quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Satélite europeu cairá na Terra em outubro; cientistas minimizam perigo


(UOL) Um satélite europeu lançado ao espaço concluiu sua missão e, esgotado seu pequeno montante de combustível, irá despencar sobre a atmosfera do planeta em algum momento deste mês, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

Batizado de Goce, o equipamento custou cerca de US$ 450 milhões (quase R$ 1 bilhão) e já foi chamado de "Ferrari do espaço" quando foi lançado em março de 2009.

Ele foi projetado inicialmente para funcionar por apenas dois anos, mas, com o sucesso da missão, ficou mais de quatro anos no espaço produzindo "a mais precisa coleta de dados do campo gravitacional terrestre já elaborada".

O período estimado para que o satélite adentre o campo de gravidade do nosso planeta ocorrerá entre duas a três semanas a partir do esgotamento total de seu combustível, que deve acontecer no meio de outubro. O perigo de que a queda do equipamento cause alguma fatalidade foi minimizado pelos cientistas.

"Levando em conta que a Terra tem dois terços de seu território cobertos por água e que vastas áreas ainda são pouca populosas, o perigo à vida ou a alguma propriedade é baixo", diz a ESA. "A área na qual ele deve cair será apontada quando próximo de sua reentrada em nossa atmosfera."

A agência lembra ainda que, a cada ano, cerca de 40 toneladas de destroços produzidos pelo homem e lançados ao espaço caem na Terra. O risco de que algum deles atinja um ser humano é menor do que o de que um meteorito o faça, estima a Agência.

Essa não é a primeira vez que a queda de um objeto feito pelo homem e posto no espaço alerta os cientistas e gera burburinho. Em 2011, um satélite da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) caiu sobre o oceano Pacífico; enquanto em 1979, destroços de uma estação espacial dos EUA se espalharam pelo solo da Austrália, mas sem causar danos às pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário